07/08/2012

Casa Matria - Professor@s extraordinari@s

Quero apresentar a nossa equipe maravilhosa - pessoas que se dedicaram a compartilhar a propria experiência professional e a criatividade para trabalhar no conceito de um mundo melhor, um mundo que oferece oportunidades a tod@s.
Casa Matria é um lugar de encontros, um lugar para trocar saber e expêriencias. Casa Matria é o lugar onde o futuro tem que se realizar.

Coordenaçaõ: Frank Händeler


Frank Handeler:
Choreographer/ Perfomer/ Teacher/ Researcher :: Performing Arts and Rituals 
Colaborator of the Performace Study Nucleo NESP // UEFS/ Universidade Estadual de Feira de Santana/ Bahia-Brazil curriculo lattes 
Frank  é o cordenador geral do projeto de dança teatro na Casa Matria. Com muitissima iniciativa, ele consegui montar um programa diversificado, baseado nas tecnicas mais atuais do campo de dança - teatro. Frank mora na Vila Brandão, na Casa dos Artistas, residência conectada com Casa Matria e se envolve ativamente na melhoria da comunidade.

Curiculo de Frank Händeler
Grande artista e coreografo, quem se formou
na Escola de Teatro Wuppertal, Alemanha com Pina Bausch e nos EUA com Alvin Ailey (Contemporary School of modern dance). Händeler possui graduação em Danca Clássica e Moderna pela Chigago City Ballet School - EUA (1986) e com a Rotterdam Dance Acadamy of Dance NL (1988). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em coreografia, atuando principalmente em dança/ teatro. Como performer e coreógrafo possui uma carreira internacional e há mais de 30 anos tem participado de festivais e companhias de dança em Europa, Brasil, Japão, Estados Unidos e Turquia, entre outros. Participou das performances com Robert Wilson, Michael Barisnikov e Ed Wubbe.  Junto com a performer e coreógrafa holandesa Diane Elshout, Händeler criou a companhia avan-gard "E.D.G.E. in Company", em 1996, em Amsterdã, Holanda e ganhou varios prêmios internacionais. 

Atua também como consultor do Núcleo de Estudos da Espetacularidade (NESP) da Universidade Estadual de Feira de Santana sendo encarregado da direcao artística, coreografia e participação nos processos criativos do Grupo de Danca-Teatro do NESP, coordenado pela Prof. Dra. Jolanta Rekawek. Atua também como participante, do grupo de danca/teatro dos pesquisadores chamado A- Feto. sob a direção da professora Ciane Fernandes (PPGAC-UFBA). Paralelamente estou aluno especial da Pós Graduação no programa do PPGAC/ UFBA, participando a disciplina do laboratório de performance, sob a orientação da professora Ciane Fernandes. (testo de Frank Handeler)


Oficinas de dança urbana / street dance
Corey Cottrell Souza, uma grande dançarina e educadora - oferecendo um mix de dança transcultural - dança urbana. Que grande honra e prazer ter-la com nos!



She has got it ! Veni- vidi -vici!! Corey is absolutely fabulous as a teacher as well as a person and colleague! And yes she is finally back in Brasil -Her experience in popular dance street dance is totally out of the ordinary, for me she presents the new generation presenting transcultural dance at its max. Her style is a mix of samba reggae - modern dance with a touch of Jazz a classical training and defiantly she masters capoeira! The kids where amazed not only by her stunning presentation of the exercises but also by her personality and her beauty! So was I! Soon more information about her background and her further plans of mastering her PhD in Rio de Janeiro and the USA. Defiantly someone to follow her timeline- pathway, because she has outstanding capacities and knows how to show them! We where really honoured to have had her as a guest teacher and she will return!! Presentation text and Photography of the dance class by Frank Handeler 


 Aulas de expressão musical
Cristiana Kaipper Dias, psicologa com mestrado em História e Teologia das Religiões, com experiênecia de ensino musical em varios projetos no Brasil inteiro, nos deu o grande prazer de cuidar com muito carinho e atenção da garotada da Vila Brandão. Deu varias aulas de expressão musical. O objetivo principal é de desenvolver a musicalidade das crianças de uma  forma global, trabalhando a audição, percepção, concentração, ritmo, movimento corporal, sons vocais e corporais.

Começamos todas as aulas com um jogo, um exercício rítmico de concentração. Na primeira aula trabalhamos sons corporais, onde criavam e imitavam diferentes ritmos e sonoridades do corpo, com o objetivo de exercitar a atenção e a prática das possibilidades de criar musicalidade através do corpo.
Na segunda aula fizemos um chocalho para cada aluno com arroz, copos plásticos e durex. Em seguida, ensinei técnicas simples de como tocar o instrumento. Tiveram individualmente o momento de treinar e criar seu próprio ritmo com o chocalho e, por fim, ensaiamos uma música onde todos deveriam fazer juntos as mesmas intervenções. O objetivo é que tivessem um contato físico com um instrumento construído por eles. Na terceira aula ensaiamos uma música tradicional do Nordeste brasileiro com uma coreografia simples, para os alunos cantarem e dançarem. O objetivo foi estimular sua capacidade vocal com atenção aos, tempos, pausas e tons, aliando este aspecto aos movimentos e musicalidade corporal. Ainda não sei como serão as próximas aulas, preciso conversar com Frank sobre a continuação deste trabalho para o mês de Julho. Enfim, espero que possamos continuar, estou bem animada com o trabalho. (Texto de Cristiana Kaipper Dias)
Aulas de teatro: Intervenção Urbana, Performance e Teatro.
Lénine Guevara, artista experimentando com tecnicas de performance e teatro, foi uma das primeiras professoras ad abrir as oficinas da Casa Matria. Mestranda em Artes Cênicas pela UFBA, sob orientação de Ciane Fernandes, 2011. Performer e pesquisadora do grupo A-FETO, criado por Ciane Fernandes. Coletivo Construções Compartilhadas-BA. Idealizadora do Núcleo A-com/tece de pesquisa teórico prática em Performance e Intervenção Urbana Representante discente do programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA no Colegiado. Licenciada em Artes Cênicas pela UFOP, 2010.



A Intervenção Urbana é oriunda da vanguarda artística live art desenvolvida na década de 1950 e trata-se de uma expressão artística que pretende ocupar os espaços urbanos a fim de romper com cotidiano destes espaços, promovendo reflexões sobre temas específicos escolhidos pelos artistas propositores da intervenção. É uma expressão artística híbrida, ou seja, estabelece diálogo com as mais diversas linguagens artísticas. Além dessa questão, há pretensão de estabelecer pontes com o teatro que também é uma Arte Cênica. Entre as pontes possíveis com teatro, inspirados pelo “Teatro Imagem”de Augusto Boal e com o Teatro de Grotowski, Artaud e do Living Theater. No campo da Dança serão utilizadas práticas do Método Laban e de Steve Paxton, como modo de conectar a percepção corporal entre espaço interno e espaço experno ao corpo. Quanto aos temas das intervenções serão criadas partir daquilo que as alunas querem falar, questionar sobre, e como querem se colocar nestes espaços. Desta forma o projeto será guiado por discussões a respeito de assuntos relevantes e que tenham um maior significado para os participantes pertencentes à Vila Brandão. Vale lembrar que as intervenções a serem criadas não terão caráter de produto, mas sim de práticas pedagógicas, pois estas intervenções fazem parte de um processo contínuo de experimentações, entretanto, é parte do planejamento inicial, a aproximação desse projeto junto ao projeto de mestrado Espera: Acontecimento-Esvaziamento quando a-com/tece. Intervenções no espaçotempo espera. A intervenção Teia busca, no entanto uma relação dialógica com os planejamentos realizados aqui, partindo do universo que criaremos juntas em oficinas. A partir deste estudo pretendo apropriar das expressão artística denominada performance e “Intervenção Urbana” A proposta é a de desenvolvermos práticas corporais e es téticas (ou plásticas) e juntamente com elas, possamos criar intervenções artísticas, a fim de rompermos com o cotidiano, saindo de seu lugar acomodado pela rotina e ao mesmo tempo o re-significando. Importante ressaltar que a proposta é de intervir no sentido de proporcionar às alunas, assim como todos que convivem neste espaço, formas poéticas, artísticas e afetivas. Penso que estas intervenções possibilitarão que as alunas possam se comunicar de forma verbal e não verbal. Desse modo, elas são colocados como parceiros de discussão e interação a cerca das vivências realizadas. Além da utilização do corpo como gerador de espaço e de interferência no espaço, também buscaremos outras formas de intervenção que não pautadas na presença corpórea, através de arte gráfica, instalações artísticas entre outras. Neste sentido buscando a interdisciplinaridade entre as linguagens artísticas, corroborando com uma das características da Intervenção Urbana, assim como na possibilidade de despertar a percepção e o olhar dos partecipantes pertencentes à Vila Brandão.(Texto de Lenine Guevara)

a cultura como arma de libertação

Nesses ultimos meses, de maio até julho, durante a greve das universidades e das escolas de Salvador, os jovens da Vila Brandão tiveram a oportunidade de partecipar das atividades culturais oferecidas pelo nosso instituto.
Um programa de oficinas de dança-teatro, incluindo aulas de dança e movimento, de palhaço, de hip-hop e street-dance, acompanhado de insino de linguas e de musíca foi coordinado pelo nostro diretor artistico de dança, o Professor Frank Handeler.
Frank Handeler, alemão, é um coreografa de fama internacional, professor e co-fundador do NESP na UFES de Feira de Santana.
Frank se consacrou a montar as oficinas, a convidar grandes artistas, estudantes e professores para appoiar a nossa iniciativa -  arte contra a violência / dançar pra um futuro sem drogas!
O projeto foi realizado sô com o appoio de voluntários altamente qualificados - que queremos agradecer agora mais uma vez! O appoio da paroquia da Vitoria foi essencial para realizar esses cursos! Muito obrigada pela cooperação facil e generosa! Porque, infelizmente, o espaço dentro da comunidade não esta a disposição ainda! A nossa casa de cultura contínua ocupada por pessoas ganânciosas, que querem impedir o desenvolvemento cultural e social da Vila Brandão e fechar aos jovens da nossa comunidade um futuro digno.
Seguem apresentaçoes dos varios projetos nos prossimos posts…